Histórico



O primeiro Seminário de Inovação Tecnológica do Instituto Federal Fluminense (I INOVA IFF) foi organizado pelo Núcleo de Inovação Tecnológica em conjunto com a Pro-Reitoria de Pesquisa e Inovação e realizado nos dias 30 e 31 de outubro de 2013 na Unidade de Pesquisa e Extensão Agroambiental (UPEA), com o patrocínio do próprio Instituto e do IEL/FIRJAN. Na ocasião foram realizadas mesas redondas com as seguintes temáticas:

- Política Nacional de Inovação Tecnológica;

- Inovação Tecnológica nas Instituições Federais de Educação, Ciência e Tecnologia;

- O Papel do Polo de Inovação do IFF no Desenvolvimento Regional do Estado do Rio.

Naquela conjuntura, iniciavam-se as discussões sobre a criação dos Polos de Inovação dos Institutos Federais, áreas de atuação, o credenciamento dos Polos junto à recém criada EMBRAPII, o papel dos Institutos Federais no sistema nacional de inovação, o perfil das empresas parceiras, entre outras questões.

Além do público interno ao Instituto, mais de 30 empresários participaram das atividades do evento e tiveram a oportunidade de divulgar as suas empresas.

Em 19 de março de 2015, o campus Rio Paraíba do Sul – UPEA foi credenciado pela Empresa Brasileira de Inovação Industrial como Polo EMBRAPII Instituto Federal junto com outros quatro Institutos, no âmbito da Chamada Pública II de 2014 da EMBRAPII.

Em 13 de agosto de 2015 o Ministério da Educação – MEC publicou a Portaria 819/2015 autorizando o funcionamento de 5 (cinco) Polos de Inovação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, como unidades organizacionais. No âmbito do Instituto Federal Fluminense instituiu-se formalmente o Polo de Inovação Campos dos Goytacazes cuja a sede é o campus Rio Paraíba do Sul, originalmente concebido como Unidade de Pesquisa e Extensão Agroambiental (UPEA).

Em 21 de setembro de 2015, a EMBRAPII formaliza o convênio com o Polo de Inovação Campos dos Goytacazes do Instituto Federal Fluminense, instituindo-se oficialmente o primeiro Polo EMBRAPII Instituto Federal (PEIF) em estruturação.

É neste contexto que a segunda edição do Seminário INOVA IFF acontece. Num momento bastante oportuno de celebração de conquistas e comprometimento com grandes e novos desafios para consolidar o recém criado Polo de Inovação Campos dos Goytacazes.

Convidamos, assim, toda a sociedade para a participação neste Seminário que será realizado nos dias 17,18 e 19 de novembro de 2015.